domingo, julho 14

O sal de ervas

Depois que vi uma reportagem em certa canal sobre o sal de ervas seus benefícios e que seria ótimo principalmente para os hipertensos não perdi tempo e fui buscar mais informações e receitas
A realidade que nós brasileiros consumimos sal pelas tampas né acho que não salpicamos engolimos mesmo e sabemos que esse excesso aumenta   risco de do indivíduo desenvolver hipertensão arterial problemas renais  devido a  grande quantidade do sódio, nome pequeno mais que causa muitos estragos senão for cuidado o seu uso, a quantidade indica de sal por dia são de 5 gramas  o que vale a 2,4 gramas de sódio,mas quem dera que fôssemos obedientes e seguíssemos a risca não é mesmo.Além do sal que colocamos nos alimentos temos que ficar atento as embalagens dos produtos industrializados . O grande problema é que o sal ajuda a deixar os pratos mais saborosos. Assim, muitas pessoas têm dificuldade de reduzir o consumo de sal.
Uma boa alternativa, sugerida por nutricionistas, é o sal de ervas. As ervas além fornecerem um sabor as preparações, possuem atividades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem prevenir e auxiliar no tratamento de pessoas que precisam controlar a pressão. A dica é usar a mesma quantidade do sal de ervas que você usaria do sal comum. Dessa forma, é possível diminuir a quantidade de sódio ingerida no dia. E é saboroso deixa tudo muito bom sem aquela mania de achar que esta faltando sal,adotei no meu cardápio a uns meses e vai ficar pro resto da vida.
Algumas receitas do sal de ervas lembrando que todas são ótimas

Opção 1
Ingredientes
- 1 colher de sopa de sal- 3 colheres de louro- 1 colher de sopa de orégano desidratado
- 1 colher de sopa de manjericão desidratado- 1 colher de sopa de alecrim desidratado
Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea.

Opção 2
Ingredientes
10 g de alecrim-25 g de manjericão-15 g de orégano-10 g de salsinha-100 g de sal comum
*Quantidades relativas ao peso das embalagens da erva seca disponíveis no mercado.
Preparo
Bater os ingredientes no liquidificador. Guardar em pote de vidro bem fechado. Usar no lugar do sal comum.

Opção 3
Mix de ervas
Ingredientes
2 colheres de chá de alho em pó-1 colher de chá de manjericão -1 colher de chá de orégano-1 colher de chá de raspa de limão ralada-
Preparo
Bater os ingredientes no liquidificador. Armazenar em um recipiente para sal e utilizar como substituto deste na hora de temperar os alimentos.

Dica: Acrescentar alguns grãos de arroz para evitar que fique empedrado.

Saboreie com moderação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário