terça-feira, julho 16

Nutella Caseira (Vegan)








Ingredientes

1 xícara de avelãs cruas sem casca-2 colheres (sopa) cheias de cacau em pó-3 colheres (sopa) cheias de óleo (usei de canola, por ter ômega 3 e um gosto bastante neutro)-1 colher (sopa) cheia de extrato de soja ("leite de soja em pó")-5 colheres (sopa) de açúcar mascavo (ou a gosto)-3/4 de xícara (chá) de água- Opcional: 1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de Fazer
Esquente a panela e adicione as avelãs, mexendo sempre com a colher de pau até torrar (as peles começam a soltar e algumas avelãs já ficam mais douradas. O gosto é característico também). Coloque ainda quente em um liquidificador, evitando as peles já soltas (ignore as que ainda estiverem aderidas às avelãs). Bata até formar um pó. Continue batendo, desligando, mexendo de vez em quando com a espátula e voltando a bater e observe que começa a parecer úmido (o pó deixa de se movimentar tanto). Deixe o mais fino possível sempre repetindo o processo de mexer e bater. Adicione as duas colheres de cacau e bata até misturar. Adicione o açúcar, óleo, extrato de soja, essência de baunilha, volte a bater e vá colocando a água aos poucos, até formar uma pasta lisa (adeque a textura ao seu gosto, não é necessário usar toda a água se não quiser).
Guardar em pote tampado na geladeira (não endurece, pois tem menor teor de gordura de uma forma geral, e não tem nem gordura saturada nem gordura trans. Outra vantagem é o uso do açúcar mascavo ao invés do refinado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário