quinta-feira, julho 11

Importância das refeições de 3 em 3 horas


  - O nosso corpo precisa de nutrientes constantemente para realizar todas as nossas atividades diárias e ao comer somente três vezes ao dia damos a entender a nosso corpo  que passa por momento de fome, desacelerando o metabolismo isso mesmo fica preguiçoso e começa guardar gordura e perder massa magra, pois seus músculos serão queimados para gerar energia, ou seja pular refeições não ajuda no emagrecimento, seu corpo vai entender que esta a passar fome e guardar queimar massa magra para gerar gordura.
  
- Um dia têm 24 horas, se dormirmos 8 horas, sobram-nos 16 horas, para estarmos acordados durante o dia. Estudos recentes dizem-nos que: são necessárias em média 3 horas para o nosso organismo digerir cada refeição, e que os aminoácidos duram cerca de 3 horas na corrente sanguínea.
  
Motivos para fracionar as refeições

 - Evita ataques de fome, isto porque quando ficas muitas horas sem comer, fica cheio de fome, e a única coisa que queremos fazer é comer, sem dar importância se é comida saudável ou não. O que muitas vezes acontece é que acabas por comer doces ou comidas.

- Quando ficamos um período grande sem se alimentar, ocorrem algumas alterações hormonais que são facilitadoras do aumento de peso. Em condições de jejum prolongado, ocorre o aumento da secreção de um hormônio chamado cortisol. Este hormônio possui algumas funções capazes de aumentar o acúmulo de gordura na região da barriga, e além disso, estimular perda da musculatura, reduzindo desta forma o metabolismo, o que dificulta o emagrecimento

 - Quando nos alimentamos com frequência nosso organismo não sente necessidade de fazer reservas de energia, estas reservas são aquelas gordurinhas indesejadas, ele simplesmente usa o que precisa e o restante é eliminado ou utilizado como fonte de energia pelo corpo.

- Comer fracionado  mantém os níveis de energia altos. No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer ( como exemplo: caso muito comum de comer 3 vezes ao dia - pequeno  café, almoço e jantar) observa-se muitas vezes situações de moleza e cansaço. Isto acontece porque os seus corpos ficaram privados de energia durante muito tempo.

- Comer fracionado também evita a destruição dos músculos

Diminui a armazenamento de gordura. Para além disso comer frequentemente, faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia, para continuar o dia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia.

  -Não adianta comer várias vezes e comer muito! O ideal é fazer pelo menos cinco refeições diárias equilibradas e balanceadas. Cuidado para não exagerar, não vale comer coxinha ou sorvete de chocolate nos lanches, nem trocar o almoço por sanduíches com batata frita e refrigerante.

 -O equilíbrio é fundamental para tudo o que fazer na vida e com a alimentação não é diferente. A palavra de ordem é controlar o consumo de excessivo de carboidratos (pães, doces) brancos dando preferências ao integrais, colocar frutas nos intervalos das refeições, consumir carnes magras, evitar frituras, consumir muitos legumes e verduras e beber muita, mas muita água.

Dicas para conseguir seguir  comer de 3 em 3 horas 

-Faça um planejamento de como será seu dia , assim consegue ter noção de horários, lugares e já prepara sua refeição, caso for passar dia fora preparar o lanche, a marmita enfim;
-Defina os horários, ex se você toma café as as 6 da manhã de então sabe que as 9 será o lanche da manhã, 12 almoço e assim por diante , é adaptar a seu horários, lembrando de seguir sempre mesmos horários.
-Tem gente que é pouco distraído ou simplesmente por não ter hábito de fazer tudo mesmo horário usa celular como despertar, é valido, eu mesma faço isso;
-Outra dica é fazer a comida pra semana toda, principalmente arroz integral já deixo pronto,
-Lembrete na geladeira
-Quando esta na rua ou trabalho sempre leve lanche de casa, ou fruta assim evita comer besteiras ou pulo de refeições.

Leia também 




Nenhum comentário:

Postar um comentário